Qual a fórmula necessária para a criação de um jogo de proporções épicas e forte candidato a destronar World of Warcraft como rei dos MMOs? Parece que a BioWare e a LucasArtsdescobriram, o que é muito bom para nós. Muitos anos de trabalho e um investimento que, segundo especialistas, ultrapassa a casa dos 200 milhões de dólares.
O universo de Star Wars criado por George Lucas serve como pano de fundo para a criação de um MMO grandioso. Talvez nem ele mesmo imaginasse que sua história pudesse crescer dessa maneira quando lançou o primeiro filme em 1977.
O jogo é uma continuação direta dos jogos Star Wars: Knights of The Old Republic; a história se passa 300 anos após os games anteriores e cerca de 3600 anos antes dos acontecimentos de Star Wars Episódio I: Ameaça Fantasma.
O Império Sith passou séculos adormecido, apenas aguardando o momento certo de atacar. Quando juntou forças suficientes, lançou um ataque devastador à República Galáctica e à Ordem Jedi. Pouco a pouco o Império dominou muitos planetas e levou toda a galáxia a uma instabilidade política. A república, que depende cada vez menos dos cavaleiros Jedi para sua proteção, construiu um exército forte para bater de frente com o Império Sith.
Aprovado
O ódio leva ao medo, e o medo leva ao lado negro da força
Como em todo MMO, SWTOR permite que você crie personagens com características próprias dentro de classes específicas. A diferença aqui, é que cada classe possui uma história independente completíssima.
Quando o jogador constrói seu personagem, pode escolher de qual lado lutar, – Império Sith ou República Galáctica – mas isso não significa que você será bom ou mal logo de início. Um avançado sistema de moral comanda o desenvolvimento da história, e suas ações direcionam o rumo da personalidade e do desenrolar do jogo. Você pode até mesmo paquerar uma garota e pedi-la em casamento. É claro que isso é ruim para um Jedi, pois um romance é o caminho mais fácil para o lado negro. Lembram-se de um tal de Darth Vader?
Os NPCs possuem uma história própria, e reagem de maneiras diferentes às suas ações, mas, ao contrário de outros MMOs, o relacionamento com eles é fundamental durante o jogo. É possível que algum companheiro fique decepcionado com seu comportamento e reprove suas ações, ficando menos propenso a ajudar.
Os NPCs possuem uma história própria, e reagem de maneiras diferentes às suas ações, mas, ao contrário de outros MMOs, o relacionamento com eles é fundamental durante o jogo. É possível que algum companheiro fique decepcionado com seu comportamento e reprove suas ações, ficando menos propenso a ajudar.
Que a força esteja com você
Durante as lutas, os ataques podem ser escolhidos em menus ou teclas de atalho. Todos os comandos respondem muito bem na hora da batalha; os menus são bem posicionados e as teclas de atalho funcionais.
O sistema de classes permite que os personagens tenham habilidades variadas, eliminando a obrigatoriedade de se construir uma guilda com cada jogador de uma função específica. Isso facilita a vida de jogadores que desejam participar de missões conjuntas sem a obrigatoriedade de se perder tempo procurando um healer ou um tank, por exemplo.
O interessante em SWTOR é que você pode evoluir seu personagem apenas no modo PvP (Player vs. Player), além de ganhar prêmios específicos que só podem ser conquistados assim. As arenas são projetadas visando sempre o trabalho em equipe. Um exemplo disso é a Hutball, uma espécie de futebol americano em que o objetivo da equipe é atravessar o campo do inimigo sem deixar a bola cair. Marcar gols enquanto se tenta sobreviver pode ser muito divertido!
Os planetas mais belos da galáxia
Os gráficos são belos e muito detalhados. Seguindo um padrão que vai mais para o lado da animação do que a realidade, eles conseguem garantir um bom desempenho online e ainda oferecer belos visuais para os jogadores, além de permitirem que o jogo não fique desatualizado graficamente tão cedo.
Os vários planetas presentes no jogo oferecem uma diversidade visual imensa. O grande número de cutscenes e animações em computação gráfica dão o tom cinematográfico ideal para quem gosta de uma boa aventura.
A trilha sonora perfeita
A trilha sonora composta por John Williams no final dos anos 1970 serve como pano de fundo para as composições de SWTOR. As músicas muito bem compostas – características da série – são um ponto forte do game. É o tipo de jogo que você acaba de jogar e depois coloca o CD da trilha sonora para ouvir enquanto trabalha. Agrada tanto os fãs de Star Wars quanto apreciadores de boa música.
Os efeitos sonoros não deixam a desejar em nenhum momento. Explosões, speeders, wookies, sabres de luz e tudo o que pertence ao universo de Star Wars está muito bem representado em SWTOR. Todos os personagens que aparecem no jogo são dublados, e muito bem dublados por sinal. Você sente pena do andarilho que perdeu sua esposa durante um ataque Sith somente pelo tom de desespero em sua voz.
Reprovado
Batalhas espaciais genéricas, falta de alguns detalhes e desequilíbrio na Força
Apesar de muito bem produzido, o jogo apresenta alguns pontos fracos. Como a história é longa, algumas missões acabam tornando-se repetitivas depois de algum tempo. A fórmula básica “mate o monstro e pegue o prêmio” torna-se cansativa no desenrolar da aventura.
As batalhas no espaço também não exploraram o potencial total da franquia Star Wars. Aventuras espaciais em que o jogador deve controlar naves de batalha deixam a desejar e resumem-se a minigames que não acompanham o nível do jogo. Não chegam a ser ruins, mas poderiam oferecer uma maior complexidade.
A falta de ciclos de tempo entre dia e noite ou mudanças no clima podem desagradar alguns jogadores. Isso não chega a atrapalhar a diversão em nenhum momento, mas certamente seria um ponto positivo a mais para um jogo que pensou em quase todos os detalhes.
Nas lutas PvP, é possível que um personagem nível 10 enfrente um de nível 50. Mesmo com uma vantagem oferecida ao mais fraco, a luta ainda é desigual. Porém, como o jogo é um MMO e está em constante atualização, muitos desses aspectos podem ser alterados a qualquer momento.
Vale a pena?
Star Wars: The Old Republic não é exatamente uma novidade no mundo dos MMOs. Quase tudo o que ele oferece já foi visto antes em outros jogos. No entanto, a grande jogada da BioWare e da LucasArts foi pegar o que já existia de bom em outros jogos e melhorar muito. O jogo tenta agradar tanto a fãs de RPGs quanto de MMOs.
Um enredo rico em detalhes e personagens complexos deverá garantir diversão por muito tempo, mesmo se você não é do tipo que goste de jogar em equipes. Os gráficos muito bem construídos acompanham o padrão fantástico de Star Wars oferecendo uma qualidade de detalhes muito grande. A trilha sonora muito bem adaptada certamente deixou John Williams orgulhoso do trabalho que iniciou nos primeiros filmes da série.
As batalhas PvP são dinâmicas e oferecem vantagens, como a possibilidade de evoluir seu personagem apenas enfrentando outros jogadores. As arenas de luta que incentivam o trabalho em equipe são desafiadoras e divertidas.
Em suma, SWTOR é um MMO. E como todos os jogos do gênero, o ecossistema do game está em constante evolução; seja com atualizações ou expansões. A Electronic Arts está cuidando muito bem do suporte e oferecendo ajuda quase imediata a todos os jogadores que enfrentam dificuldades. O jogo foi lançado há cerca de um mês e já conta com diversas atualizações e resolução de bugs diversos, sem contar o canal de comunicação entre suporte e jogadores direto da interface do jogo.
O jogo ainda não foi lançado em território brasileiro, portanto, para conseguir jogar é preciso ter uma conta americana e uma conexão de internet suficientemente rápida para evitar quedas de desempenho durante o jogo, já que os servidores ficam nos Estados Unidos. A Electronic Arts ainda não se pronunciou a respeito do lançamento aqui no Brasil, mas vamos ficar atentos às novidades.
Vale a pena experimentar o jogo para conferir todas essas qualidades. E se você experimentar, com certeza vai querer comprar e entrar de cabeça nessa guerra entre o Império Sith e a República Galáctica.
por:William Santana
fonte:baixaki jogos
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