domingo, 4 de março de 2012

Top 10 - Os macacos dos games


Você sabe que já existe de tudo na indústria de games quando dá para fazer um Top 10 apenas com macacos e símios em geral. Para comemorar a alegria de ter esses bichos ao nosso lado, reunimos alguns exemplares mais obscuros e interessantes da história. O negócio é hardcore: tem macaco legal, macaco chato e até o sobrou para o pobre Chaos de Primal Rage.


10 - Ukikis (Super Mario 64)
 
Os Ukikis da franquia Mario entram na mesma categoria do Andross de Star Fox: eles são um saco. Este em especial aparece na fase Tall, Tall Mountain e é ele que rouba o boné do Mario quando ele está em uma das plataformas desse nível. 
 
Aí na hora de tentar fugir dele, você cai. Se der azar, cai fora do cenário e perde uma vida. E se ele pegar seu boné, esquece: é preciso voltar lá para tentar tomá-lo de volta. 

 
9 - Monkey (Monkey Hero)
 
O engraçadinho Monkey é protagonista de um interessante RPG de ação da geração 32-bits. Deve ser porque ninguém leva macacos muito a sério ou algo assim...
 
Bom, o fato é que o pequeno Monkey foi enviado ao obscuro Waking Realm para derrotar o vilão que quer acabar com o lugar. O jogo é tão obscuro que nem dá para encontrar uma avaliação dele no agregador MetaCritic, mas fica a dica porque o game é legal sim.

 
8 - George (Rampage)
 
Se existe algo que desabone a atual geração de vídeogames, é o fato dela não ter nenhum game da série Rampage. Culpa da Midway, que faliu e levou junto a série de destruição de cidades utilizando monstros enormes.
 
Mas no auge dos 32-bits, era a maior diversão escolher o macaco grandalhão George e sair detonando cidade atrás de cidade para passar de fase. O jogo era só isso mesmo, mas era legal. E tinha um macaco nele.

 
7 - Chaos (Primal Rage)
 
O gorilão do bem Chaos tem seu lugar garantido na história dos games por ter participado de Primal Rage, o jogo que saiu para mais plataformas na história (15, se as nossas contas estão certas).
 
Congelado há milênios, Chaos voltou à vida após o meteoro que atinge a Terra ter destruído boa parte da humanidade. De quebra, ele tem poder de gelo - é tipo um Sub-Zero dos jogos ruins de luta (porque Mortal Kombat é bom sim) que ainda por cima fazia xixi na galera.

 
6 - Cranky Kong (Donkey Kong)
 
As gerações mais novas (ou velhas né, já que Donkey Kong Country está se encaminhando aí para seus 20 anos...) conhecem Cranky Kong como o velhaco que dá conselhos para Donkey e Diddy.
 
Mas a real é que ele é o verdadeiro Donkey Kong, aquele que era o grande vilão no jogo homônimo lançado nos arcades em 1981. O objetivo era impedir Mario de salvar a princesa Pauline. Nada muito diferente do que o bigodudo faz ainda hoje...

 
5 - Macaquinhos (Ape Escape)
 
Olha, os macaquinhos de Ape Escape nem são tão legais assim. Eles estão aprisionados e precisam ser salvos pelo humano Spike. Então qual a importância deles? Bom, Ape Escape foi o primeiro game compatível com o controle Dual Shock do primeiro PlayStation.
 
Antes dele, direcional analógico em vídeogame era sinônimo de... apenas um direicional analógico ali próximo do pad digital. Utilizando o jogo dos macacos como experimento, a Sony criou um novo padrão para controle de console. Graças aos engenheiros da Sony (e também ao pequeno Spike), hoje você joga shooters com dois analógicos e acha lindo.

 
4 - Andross (Star Fox 64)
 
O Andross de Star Fox 64 não está na lista por ser legal. Ele está aqui por ser um saco. É tipo o chefe mais chato da história, principalmente quando você tem, sei lá, dez anos de idade quando jogou isso pela primeira vez.
 
É preciso atirar nas "mãos" dele, mas a coisa piorava quando ele resolvia abrir a boca para engolir a nave de Fox. O negócio era meio aleatório, e boa parte das vezes não dava para fugir. O lado bom: jogando 15 anos depois, tudo parece mais fácil.

 
3 - JuJu (JuJu Densetsu)
 
A particularidade do simpático e desengonçado JuJu é que ele só é macaco por conta de um feitiço disparado contra ele por um bruxo.
 
A partir daí, o objetivo de JuJu é encontrar o vilão e derrotá-lo para poder recuperar sua forma humana. A versão de Mega Drive trazia ação em estilo plataforma de primeira qualidade e algumas partes eram bem difíceis. Mas vale o desafio.

 
2 - Bubbles (Michael Jackson's Moonwalker)
 
Fazer parte da cultura pop dos anos 90 era garantia de poder ter seu próprio game. Ronald McDonald, Krusty (o palhaço mesmo), o piloto Michael Andretti... todo mundo que fez sucesso naquela época tinha seu jogo.
 
Mas para ser um macaco de sucesso e aparecer em um game, era preciso ser o macaco de Michael Jackson. E só Bubbles conseguiu esta façanha: em Michael Jackson's Moonwalker, o mascotinho oficial do cantor mostrava o caminho até o fim da fase para a batalha com os chefes. No arcade, ele ainda se transformava em um robô que atirava lasers.

 
1 - Ai-Ai (Super Monkey Ball)
 
Se hoje Toshihiro Nagoshi é meio que unanimidade dentro da Sega (e foi até promovido), parte desse prestígio vem do game do Ai-Ai.
 
O macaquinho com orelha de rocambole estreou em Super Monkey Ball, arcade lançado pela Sega quando ela ainda brigava para manter o Dreamcast firme no mercado. Quando a situação piorou de vez, a bem-recebida conversão do arcade para GameCube foi um dos jogos que não deixou a companhia japonesa ir para o buraco de vez.

por: william santana

Postar um comentário

Credits

Copyright 2012- WBV PORTAL JOGOS. Template Para Blogspot By EQUIPE WBV